quarta-feira, 19 de março de 2008

Campanha da Animal "Cidade Anti-Touradas"

Sobre a Campanha “Cidade Anti-Touradas”


“Cidade Anti-Touradas” é uma campanha desenvolvida pela ANIMAL com a League Against Cruel Sports e com o Comité Anti-Touradas da Holanda e Bélgica para criar a primeira cidade anti-touradas em Portugal. Enquanto existem 41 cidades espanholas e duas cidades francesas que foram oficialmente declaradas Cidades Anti-Touradas pelos respectivos municípios (países que têm também touradas), em Portugal não existe, ainda, uma única Cidade Anti-Touradas.

Com esta campanha, a ANIMAL, a League Against Cruel Sports e o Comité Anti-Touradas da Holanda e Bélgica pretendem usar o factor económico, particularmente o do turismo, para exercer pressão junto de um conjunto de municípios estrategicamente seleccionados onde o turismo – especialmente o turismo de cidadãos britânicos, alemães, austríacos e holandeses – tem um importante peso económico e onde estes turistas – que, em geral, se opõem às touradas – podem ter um papel decisivo para levar a que estes municípios se declarem anti-touradas, sob pena de, não o fazendo, serem boicotados e, assim, perderem mais economicamente do que perderiam se proibissem localmente as touradas. Neste mesmo sentido, com esta campanha apelar-se-á às populações locais para se envolverem também na construção destas mudanças, não só porque essa é a atitude eticamente correcta que uma população deve assumir em relação à tortura de animais, mas também porque esse será o passo mais indicado para que a população local destes concelhos proteja a imagem e a economia destas localidades.

A Campanha “Cidade Anti-Touradas” é desenvolvida em colaboração com a Campanha internacional “Bullfighting Free” da League Against Cruel Sports para levar os turistas britânicos a, enquanto consumidores de turismo, acabarem com as touradas no mundo através da pressão económica. Saiba mais sobre esta campanha em www.BullfightingFree.org.

No site criado propositadamente para desenvolver esta campanha(http://www.cidadeantitouradas.org/), é possível enviar mensagens aos presidentes dos municípios de Portimão, Lagos, Lagoa, Sintra, Albufeira, Loulé, Tavira, Faro e Olhão. Para além de enviar mensagens, é possível pedir panfletos à organização para a sensibilização das pessoas (se quiseres podes também imprimir e distribuir. Está disponível em documento PDF no site).



http://www.cidadeantitouradas.org/

Sem comentários: