sábado, 15 de março de 2008

O que é o anti-especismo?

O anti-especismo interessa-se pela noção da igualdade animal, ou seja, o levar-se em consideração os interesses de todos os indivíduos sensíveis.

Por esta razão, nós somos contra o facto de os humanos utilizarem os animais para seu próprio consumo ou seu próprio prazer e interesses.

É um verdadeiro sistema de exploração que denunciamos. Um sistema completamente banalizado e aceite como normal. Um sistema que encontramos em todas as nossas práticas quotidianas (alimentação, lazer...)

Gostaríamos de levar as pessoas a reflectirem sobre essas práticas.

Procuramos, também, desenvolver alternativas a este sistema.

Trata-se de uma verdadeira revolução!

Mais ainda...
O conceito de igualdade animal está igualmente ligado a outros domínios além daquele relacionado com a relação de dominaçao entre humanos e não humanos.

Assim, lutar por um mundo de igualdade significa atacar também os outros sistemas de opressão aos quais nos confrontamos de forma directa ou indirecta: sexismo, lesbofobia, homofobia, racismo, etc... Estes outros sistemas estão enraizados profundamente na nossa sociedade, pois esta é construída sobre estas relações de força e de exploração.

http://anima.animal.site.voila.fr

1 comentário:

Unknown disse...

Mesmo não subscrevendo toda a ideologia vegan (sou mais um vegetariano transitório/temporário/"a-soja-não-foge"), consigo perceber e aprecio pessoas que defendem tudo o que promova compreensão entre grupos (espécies, orientações sexuais, étnias e clubes de futebol...).
Força, keep it rolling