terça-feira, 4 de março de 2008

Igualdade Animal

O ser humano surgiu no único planeta com vida do nosso sistema solar. Aparentemente apresenta-se com alguma superioridade a nível intelectual relativamente a outros seres... Mas as questões que se colocam quando nos referimos ao seu comportamento são:
-sendo o homem o animal mais inteligente (???), capaz de fazer com que os restantes animais façam o que ele quer, mesmo que não seja bom para eles, terá ele o direito de prejudicar e usar sem remorsos os restantes seres vivos?
-pode o homem destruir o mundo em que vivemos devido à sua ganância, mesmo esquecendo que ao afectar o ecossistema se condena a si próprio?
-será o valor económico mais importante que a Natureza, que o bem estar e que a nossa própria saúde e sobrevivência?
Um dos grandes exemplos de ignorância e desrespeito pelos restantes animais encontra-se quando pensamos no que consiste a vivissecção (dissecção ou operação cirúrgica em animais vivos e sem anestesia).
René Descartes, acreditava que os animais se assemelhavam às máquinas. As reacções observadas durante as experiências eram vistas como reflexos automáticos e os seres eram considerados incapazes de experimentar dores ou medos. Mesmo quando esventrava um cão considerava que os sons emitidos não eram diferentes aos das máquinas. Actualmente, passados quase 3 séculos, só pessoas com ideias retrógradas podem continuar a apresentar propostas semelhantes. Ainda por outro lado, também Aristóteles acreditava que os seres menos racionais existiam para servir os mais racionais. Mesmo se vamos estabelecer esta separação não podemos esquecer que uma criança com alguns dias de vida, ou alguém que infelizmente com danos cerebrais graves, é também menos capaz de raciocínios complexos, mas nós não os usamos como meios para determinados fins, na medida em que não o consideramos "moralmente aceitável". Da mesma maneira que os negros não existem para se subjugar aos brancos, nem as mulheres aos homens, também os animais não deveriam ser obrigados a obedecer a jogos desleais... Então porque exercemos sobre os animais atrocidades indescritíveis sem o mínimo pestanejar? Eu posso ser superior a uma pessoa que está em coma mas isso não implica que possa fazer patê com ela, não é verdade?
Anti-vivissecção não é anti-ciência nem anti-progresso. Todos sabemos que as espécies diferem entre si, física e funcionalmente e as substâncias que beneficiam o homem podem afectar negativamente os animais e vice-versa, por isso as experiências em animais proporcionam resultados não fiáveis para o ser humano. Para quê sacrificar animais se os resultados podem até ser mortais para nós?
Existem alternativas cientificamente válidas que não requerem sofrimento:
-cultivo de células, tecidos e órgãos
-técnicas analíticas
-modelos matemáticos e informáticos
-investigações clínicas
-estudos com voluntários-uso de microorganismos (bactérias, fungos, entre outros, que não possuem a capacidade de sofrer e no entanto são organismos vivos)
-ferramentas audiovisuais (modelo, filmes, slides, entre outros, muito úteis, principalmente nas escolas, substituindo animais e poupando vidas).
Se a Biologia é a ciência da vida não deveria implicar sofrimento mas dar prioridade à criação e não à destruição. Na escola um aluno não precisa de umas máquinas do tempo para ter positiva a História, nem de viajar para o estrangeiro para estudar Geografia, nem de um foguetão para perceber de astronomia. Então para quê matar animais em aulas como T.L. Biologia?
Algumas pessoas dizem que a questão é sermos racionais e eles não, que nós temos o "Sentido de Justiça" (AH! AH!!), que somos conscientes e utilizamos uma linguagem desenvolvida; mas se vamos separar tão definidamente o ser humano dos restantes animais, e analisando cuidadosamente, o ser humano também tem defeitos. De acordo com as nossas imensas qualidades (ou melhor, características) e com a nossa "superioridade", não deveriam existir quaisquer dificuldades para o homem. Mas existem...
São nítidas as diferenças, mas os direitos de qualquer espécie são iguais na sua essência e devem ser respeitados. Mas esse respeito parece só surgir no pensamento budista ou hindu e não nas tradições ocidentais. Aqui comemos os animais que para eles são sagrados.
Por mais desculpas que sejam dadas para a tortura animal nada pode esconder a verdade: os animais possuem sistema nervoso desenvolvido, sentem e sofrem a dor tal como nós e é um crime aprisioná-los e torturá-los em nome da beleza, vaidade e ganância. Se os animais não se pintam, não usam cremes e não querem esconder as "inestéticas rugas" porque é que têm de sofrer por nós que o fazemos?
Os restantes animais não merecem ser executados por um sabor passageiro ou para experiências.


Afinal o mundo não é só do homem nem este lhe pertence.




gene, nº1

1 comentário:

Anónimo disse...

DEUS FALOU NÃO MATARÁS! ISSO NÃO SIGNIFICA SÓ PARA A VIDA DOS SERES HUMANOS MAIS TAMBÉM DOS ANIMAIS...
A BIBLIA FALA: QUE O JUSTO TRATA BEM OS ANIMAIS MAIS O CRUEL OS MALTRATA.
NÃO CONCORDO QUE OS ANIMAIS SOFRAM.. ELES MERECEM VIVER..EM PAZ...